Movimento

Prazer , Movimento Empresa Júnior

Surgimento

Paris, 1967. Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais da ESSEC, insatisfeitos com a disparidade existente entre o que aprendiam na Universidade e as práticas do mercado, decidiram que precisavam ir além do conteúdo ensinado na sala de aula a fim de chegarem melhor preparados para a vida profissional. Dessa insatisfação, nasceu a ESSEC Conseil Júnior, a primeira empresa júnior do mundo, ao qual na época era reconhecida como um associação de estudantes. Em pouco tempo, a ideia se espalhou e acendeu a chama que estava apagada dentro de estudantes de outros cursos e, assim, o movimento começou a crescer e ganhar notoriedade.

MEJ no Brasil

mej gráfico

São Paulo, 1988. 21 anos depois, o MEJ chega em sua primeira instituição de ensino brasileira: a Fundação Getúlio Vargas. Da mesma maneira que ocorreu com os estudantes franceses, o movimento chegou com muita força e, com menos de vinte anos, o MEJ Brasileiro se tornou o maior do mundo.  Atualmente, o movimento está presente em todas as 27 unidades federativas do país e nas maiores e mais bem conceituadas instituições de ensino, capacitando milhares de estudantes todos os anos. Em 2016, o MEJ foi regulamentado, a partir da Lei 13.267/2016, como associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais. 

O núcleo central é a instância com o intuito de dar apoio e prestar suporte às empresas juniores de Belo Horizonte e região metropolitana. Atualmente o núcleo é composto por 32 empresas juniores.

Instâncias

A Federação da Empresas Juniores de Minas Gerais (FEJEMG), popularmente conhecida como Maré Vermelha, é a maior instância do mundo, contando com 113 empresas e 19 Instituições de Ensino. Foi fundada em 1995.

A Brasil Júnior é a instância máxima do MEJ brasileiro. Fundada em 2003, essa jurisdição tem como principal finalidade representar, expandir, assegurar a qualidade das EJs e promover a integração entre as empresas juniores do país.

A IPRO no MEJ

Acreditamos no potencial colaborativo da nossa rede e ajudamos a construir o futuro do MEJ de forma engajada e participativa. Desde a sua fundação, a IPRO Jr. é ativamente presente no MEJ belo horizontino, mineiro e brasileiro, na qual participamos de todos os eventos promovidos pelas instâncias. Reuniões Regionais (RRs), Encontros Mineiros de Empresas Juniores (EMEJs) e Encontros Nacionais de Empresas Juniores (ENEJs) são três das principais solenidades promovidas pelo Núcleo Central, FEJEMG e Brasil Júnior, respectivamente. Além da presença em eventos, colaboramos com os nossos colegas de movimento no dia a dia, por meio da realização de benchmarking e intercâmbio entre EJs.