Ensaios mecânicos

O que é um Ensaio mecânico ?

Ensaios mecânicos são a base para o entendimento do material a ser utilizado em um processo, projeto ou estudo, afinal, o conhecimento das propriedades e natureza físico-química de tal material é extremamente necessário para ter noção de sua viabilidade. Os ensaios disponibilizados envolvem a parametrização de: dureza, módulo de elasticidade, natureza dúctil ou frágil, tensão de ruptura, tensão de escoamento, etc. Além disso, por meio do tratamento de amostra e análises em microscópios, consegue-se determinar a composição química (confirmando qual material está sendo utilizado) e a microestrutura presente, o que torna assertiva a aplicação ou dá argumentos suficientes para a sua não utilização.

Por que realizar ensaios mecânicos ?

A adequada caracterização de um material por meio de Ensaios Mecânicos permite a descoberta ou confirmação desse material que se tem ao comparar os dados encontrados com os já tabelados. Esses dados, conhecidos como propriedades, são essenciais para o estudo ou verificação de viabilidade de aplicação do material em questão, já que existem inúmeras situações/alternativas e diversas aplicações. Por mais que já se saiba qual é o material, estudos muito específicos exigem dados empíricos referentes à amostra utilizada, pois pequenas variações podem ocorrer e deve-se ser o mais coerente possível com a precisão das propriedades em questão. Portanto, o conhecimento tanto do material quanto suas propriedades é indispensável para o sucesso otimizado do seu projeto.

Como a Ipro Jr. entregará seu ensaio mecânico ?

Podem existir duas situações:

  • Não se sabe qual material é
  • Sabe-se qual é o material, porém, as propriedades empíricas dessa amostra em específico são necessárias.

Em ambas as situações a IPRO Jr. pode ajudar. Basta entrar em contato conosco com o máximo de informações que tiver e explicar qual tipo de serviço deseja. Dentre muitos, podemos destacar:

  • Preparação de amostra de acordo com os detalhes especificados pelo cliente
  • Ensaio de Dureza (em HRC, HB, HV, etc)
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de Impacto
  • Análise da composição química
  • Análise metalográfica (microestrutura presente)

começamos a trabalhar?

Contato inicial

Primeiro contato do cliente com a empresa que pode ser feito por meio do cadastro ou ligação direto na sede da empresa.

Análise técnica

Reunião de análise de viabilidade do projeto, na qual é discutido se as soluções encaixam-se no escopo da empresa.

Proposta de soluçao

É proposto soluções para os problemas diagnosticados.

Contrato

É consolidado o negócio entre a empresa e o cliente.