Materiais e Meio Ambiente

A Importância das Análises Físico-Químicas

keyphase

Você deve estar se perguntando: o que são Análises Físico-Químicas e é realmente necessário realizá-las? E a resposta é fácil! Caso seu empreendimento compreenda produtos alimentícios, cosméticos ou até resíduos sólidos, é bem provável que seja de extrema importância que tal análise seja feita. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. 

O que são as Análises Físico-Químicas?

As Análises Físico-Químicas são procedimentos realizados em laboratório com a finalidade de qualificar e quantificar as substâncias presentes em determinado produto/alimento, obtendo-se assim sua composição. 

Por meio de tal composição é possível determinar quais substâncias e em que níveis as mesmas podem ser adversas tanto para o ecossistema quanto para a saúde humana. 

Além disso, as Análises Físico-Químicas são essenciais para garantir o controle e segurança da composição de alimentos, cosméticos e até resíduos sólidos. Sendo responsável por assegurar que a composição de determinado produto esteja dentro dos limites e exigências estipulados por lei.

Como são feitas as Análises Físico-Químicas?

Existem diferentes tipos de Análises Físico-Químicas e cada um segue uma metodologia, de acordo com seu propósito, compreendendo estudos como: 

– Concentração dos elementos envolvidos;

– Análise dos reagentes;

– Teor alcoólico;

– Análise superficial;

– Acidez volátil;

– Análise centesimal;

– pH, acidez, alcalinidade, microbiologia, nitrito, nitrato, dureza total, dicetonas.

 Após serem realizadas as Análises Físico-Químicas, é emitido um laudo- documento com os resultados obtidos, e caso a análise requeira, é feita uma parametragem a partir dos resultados obtidos e das normas exigidas por lei. 

Qual a importância desse processo?

As Análises Físico-Químicas são uma forma de se verificar:

  • Avaliação nutricional de um produto: evidenciar todas as informações referentes à composição de determinado produto;
  • Controle de qualidade do alimento: medida adotada que visa a melhoria e padronização dos produtos, a fim de assegurar sua qualidade. Dessa forma, o alimento estará dentro das exigências estabelecidas pela Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Shelf Life ou Controle de tempo de prateleira: é o tempo de vida útil de um produto, ou seja, o período em que o mesmo se encontra em condições para ser consumido, mantendo as propriedades originais, estabelecendo-se, assim, um prazo de validade;
  • Desenvolvimento de novos produtos: consiste em um conjunto de atividades definas que visam gerar resultados positivos tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Ainda assim não está convencido? Talvez o exemplo a seguir te ajude a entender melhor sua importância.

No inicio de 2020, ocorreu o acidente com a cervejaria Backer, no qual alguns lotes de cerveja estavam contaminados por uma substância tóxica, o dietilenoglicol. Dessa forma, clientes foram intoxicados devido à ingestão da bebida.

Caso uma Análise Físico-Química- de rotina para o controle de qualidade do produto- tivesse sido realizada, teria sido descoberta a contaminação de tais cervejas, e, imediatamente, o lote da mesma seria suspenso, evitando, assim, toda a situação. 

Portanto, fica claro, que é de extrema importância que tais análises sejam realizadas periodicamente para assim garantir que as propriedades originais do produto sejam mantidas.

Agora que já entendeu um pouco mais sobre as Análises Físico-Químicas e sabe da sua importância, que tal realizar uma Análise Físico-Química com a IPRO Jr.? Além de consultores capacitados contamos também com laboratórios estruturados para te atender e te proporcionar uma excelente experiência.

Ainda está em dúvida se seu produto realmente precisa de uma análise ou se está dentro dos padrões exigidos? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Autora: Ana Carolina Porto.

Fontes:
http://www.splabor.com.br/blog/como-montar-um-laboratorio-de-analises-fisico-quimicas/como-montar-um-laboratorio-de-analises-fisico-quimicas/
https://www.lorencini.com.br/blog/entenda-o-processo-de-analise-fisico-quimica-de-oleo-mineral/
https://www.gmo-online.com.br/analise-fisico-quimica-alimentos
https://www.hidrolabor.com.br/analise-agua-superficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *