Tecnologia das Construções

A Importância do Projeto Hidráulico na sua construção

Você deve estar se perguntando: por que fazer um projeto hidráulico na minha construção? A resposta é simples: ao realizar um projeto hidráulico, você estará economizando aproximadamente 20% do custo total da obra, além de estar evitando futuros imprevistos. Venha comigo que explicarei como isso funciona!

O QUE É UM PROJETO HIDRÁULICO?

O projeto hidráulico, ou hidrossanitario, envolve a descrição dos sistemas, que dizem respeito às redes de água fria, água quente, despejo do esgoto sanitário, água pluvial e captação e reuso da água:

  • Água fria: O sistema de água fria é o conjunto de tubulações que ligam os reservatórios de água ao ponto onde será utilizado. Exemplo: Torneiras e vasos sanitários.
  • Água quente: O sistema de instalação de água quente é semelhante ao de água fria, porém alteram-se alguns componentes sendo principal deles  a tubulação, que deve ser reforçada e resistente para receber água em temperaturas elevadas.
  • Esgoto sanitário: É fundamental para direcionar a água com resíduos  para um sistema de tratamento.
  • Água pluvial: Ás águas pluviais são as águas provenientes da chuva. Todo o volume de água da chuva deve ser captada e conduzida para um local apropriado. As águas da chuva podem ser utilizadas para limpeza de residência ou para uso em vasos sanitários. 
  • Captação e reuso: A água captada pelas calhas é armazenada em reservatórios, podendo ser utilizada para limpeza do piso, irrigação de jardins, entre outras atividades. Além de estar contribuindo para o meio ambiente de forma sustentável, você estará economizando!

Para um bom projeto hidráulico é necessário um bom projeto arquitetônico. É no projeto arquitetônico que será definido onde ficarão os pontos de água. 

No projeto hidráulico é fundamental que se tenha indicado com clareza o posicionamento dos pontos de água, o caminho das tubulações, a localização do hidrômetro e o suporte da caixa d’água. Dessa maneira, atendendo as exigências descritas na norma técnica NBR 5626/98, atitudes como fazer instalações corretas e utilizando matérias de qualidade, por exemplo, irão proporcionar ao usuário economia de tempo e dinheiro. Além disso, será mantido o bom funcionamento das instalações hidráulicas.


MOTIVOS PARA SE FAZER UM PROJETO HIDRÁULICO 

  • ECONOMIA 

A maioria dos contratantes consideram o projeto hidráulico um projeto complementar e não essencial. Isso acontece, porque, com baixo investimento inicial para construção, o contratante escolhe projetos considerados essenciais como por exemplo, o projeto estrutural (para casa não desmoronar) e o projeto elétrico (para evitar curtos e incidência de incêndios). Além disso, quando é feito o planejamento hidráulico, o serviço é feito por alguém imperito, ou seja, não capacitado. Como principal consequência disso, o contratante aumenta seu gasto com a obra, desnecessariamente.

Diversos estudos revelam que, ao elaborar um projeto hidráulico, a economia proporcionada ao construtor é em média 20% do custo total da obra. Essa redução do custo acontece devido ao planejamento feito erroneamente, gerando assim, desperdício de materiais ou utilização indevida dos mesmos.

  • EVITE PATOLOGIAS 

Agora que você sabe um pouco mais da importância do projeto hidráulico, é fundamental que você contrate um profissional competente para execução do projeto, pois a imperícia durante a execução pode causar inúmeras patologias e desabastecimento de água. Para exemplificar a importância do projeto hidráulico na sua obra, leia o relato a seguir.

“O senhor João, no período da construção da sua residência, com orçamento apertado e querendo começar a construir logo, resolveu conversar com seu pedreiro. O pedreiro dizia que já realizou diversas instalações hidráulicas e portanto, entendia do assunto e conseguiria fazer o encanamento (forma popularmente chamada em algumas regiões do Brasil) para o senhor João, buscando gerar economia para o mesmo.

Assim foi feito, sem projeto, e com o pedreiro fazendo as instalações do seu jeito. Ele mesmo foi pedindo os materiais ao Sr. João até que o serviço fosse concluído. No entanto, alguns problemas foram aparecendo no dia a dia, como por exemplo, ruídos dentro das paredes toda vez que se fechava uma torneira; manchas de umidade em algumas paredes e algumas vezes falta d’água (mesmo havendo água na rua).”

Para resolver esses problemas, João certamente chamaria um técnico para solucionar essas patologias e certamente teria como diagnóstico: “as tubulações estão mal dimensionadas e com excesso de pressão, por isso, os barulhos dentro da parede”. E tudo isso geraria um custo. 

Por esses e diversos outros motivos é tão importante o planejamento correto de um projeto hidráulico e a execução do mesmo por um profissional qualificado.

  • CONFORTO E SEGURANÇA

O projeto hidráulico prioriza o usuário, oferecendo saúde, garantindo uma distribuição da água com higiene; conforto, assegurando o transporte da água até a residência, e facilidade, permitindo acesso rápido à água dentro da sua residência.

Ao investir no projeto hidráulico, você estará aumentando o desempenho e a vida útil de sua residência. O valor é investido inicialmente, e se torna muito mais vantajoso do que futuras obras não previstas no seu planejamento. Afinal, o barato pode sair muito caro!

  • PRATICIDADE EM FUTURAS OBRAS 

Caso o cliente deseje realizar alterações em sua residência, tudo se tornará mais fácil. O projeto hidráulico contém informações muito importantes e úteis como por exemplo, a localização exata das tubulações. Essas informações serão uteis, para evitar desnecessárias quebras de paredes ou  rompimento acidental de tubulações. Dessa maneira, o contratante estará economizando e sua obra será concluída rapidamente.


E aí? Curtiu? A
gora que você já conhece um dos nossos principais serviços, entre em contato e faça um orçamento sem compromisso. Ficaremos muito felizes de lhe atender! Caso tenha interesse, leia também o texto Captação de água da chuva: Solução para seu bolso e meio ambiente no nosso Blog!

Autor: Italo dos Santos Viana

http://www.rochedoengenharia.eng.br/servicos/projeto-hidraulico-sorocaba.php
https://maisengenharia.altoqi.com.br/hidrossanitario/5-motivos-que-tornam-o-projeto-hidraulico-indispensavel/
http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/instalacao-hidraulica/

One thought on “A Importância do Projeto Hidráulico na sua construção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *