Materiais e Meio Ambiente

A Importância da Rotulagem Nutricional

rotulagem-nutricional

Desde 2001, está normalizado no Brasil a obrigatoriedade da exposição em rótulos dos dados nutricionais dos alimentos e bebidas embaladas. Essa lei visa auxiliar os consumidores a entender e optar por seus alimentos de forma que estejam de acordo com suas dietas e restrições alimentícias.

Entretanto, existem ainda diversas dúvidas entre as pessoas do que é a rotulagem e do porquê desse processo ser tão importante para a qualidade de uma empresa. Dessa forma, continue lendo para conhecer mais sobre esse serviço e sua regulamentação.

O que é uma rotulagem?

Chama-se de rótulo o conjunto de todas informações destinadas à informação do consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento. O processo de coletânea e tratamento com cálculos dessas propriedades para a construção dos rótulos é denominado rotulagem nutricional e é obrigatório para a maioria dos alimentos embalados. Visto a importância da rotulagem, esse processo é regulamentado por órgãos como o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A rotulagem nutricional dos alimentos adequada é, em geral, obrigatória, independente do porte da empresa. Ademais, a qualidade com que são feitos e expedidos os rótulos é essencial para a credibilidade do vendedor e para a satisfação e compreensão do consumidor.

O que um rótulo deve conter? O que não deve ser adicionado?

O principal objetivo da rotulagem é deixar evidente para o comprador todas informações referentes à composição de um determinado alimento, uma vez que a presença ou não de alguns nutrientes pode ser de relevância salutar para o cliente. Dessa forma, a ANVISA determinou os ítens obrigatórios e os ítens proibidos em um rótulo, visando a informatividade do consumidor e consequentemente a saúde deste.

Dentre as obrigações exigidas em um rótulo estão:

  • A denominação de venda do alimento
  • A listagem dos ingredientes
  • A descrição dos conteúdos líquidos(sendo obrigatórias as quantidades de valor energético dos nutrientes, de carboidratos, de proteínas, de gorduras totais, de gorduras trans, de fibras alimentares e de sódio)
  • A identificação da origem e do lote, o nome ou a razão social, além do endereço do importador
  • O prazo de validade do produto
  • As instruções sobre o preparo e o uso do alimento, apenas quando necessárias.

Além dessas obrigações inerentes a todos produtos que necessitam de rótulos, alguns alimentos devem destacar a presença ou não de glúten, lactose ou se é um produto transgênico. Outras especificações devem ser explicitadas também para a maior informatividade de indivíduos alérgicos.

E o que não deve conter?

Não devem estar nos rótulos informações ou sentenças falsas sobre o alimento, ou que podem induzir o comprador ao engano e ao equívoco. Em geral, essas informações são palavras, símbolos ou ilustrações que podem disfarçar a verdadeira natureza do produto ou que atribuam efeitos ou propriedades que não possuam demonstração.

Um exemplo para o ocultamento de informações seriam os rótulos que não evidenciam a quantidade real de açúcares contidos no produto por meio da adição de parte destes açúcares na quantidade de carboidratos. Uma ação desonesta que causa ilusão nos consumidores. Ademais, todo tipo de ênfase que atribua ao produto informações falseáveis ou não comprovadas é indevido, a exemplo de possíveis indicações medicinais ou terapêuticas.

A rotulagem nutricional é obrigatória para todos produtos?

Apesar de a rotulagem nutricional ser obrigatória para a maior parte dos comerciáveis embalados, ou seja, que foram produzidos e empacotados sem a presença do consumidor, ela é facultativa para alguns produtos. Bebidas alcoólicas, vinagres, especiarias entre outros produtos estão dispensados da rotulagem segundo a ANVISA.

Todavia, isso não significa que o investimento em um rótulo para esses produtos seja desnecessário. A presença do rótulo no produto é benéfico tanto para o cliente, que se sentirá mais confortável para consumir o produto, quanto para a empresa que ganhará maior credibilidade no mercado.

Qual a importância desse processo?

Como mencionado anteriormente, os produtos que contém rótulos passam mais confiança para os compradores, mas a que isso se deve?

A demanda da sociedade por informações confiáveis acerca dos produtos tem crescido cada vez mais com a comprovação de estudos que relacionam a boa alimentação com a redução dos riscos de doenças crônicas. Nesse caso, a rotulagem nutricional atua como uma estratégia para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e de outras doenças relacionadas aos maus hábitos de alimentação. Isso ocorre pois o rótulo permite ao consumidor o conhecimento das informações nutricionais do produto ingerido e dos possíveis males associados a este.

Além disso, é por meio dos rótulos também que indivíduos alérgicos ou intolerantes a determinados nutrientes podem se precaver contra uma possível ingestão inadequada deles. Por esses motivos, é extremamente importante que as empresas assegurem a seus produtos rótulos claros e objetivos. Dessa maneira, o comprador terá total conhecimento do que está sendo consumido e poderá fazer uso das descrições fornecidas para manter uma dieta equilibrada e saudável.

Outro ponto importante é que a qualidade dos rótulos é um fator determinante para atrair os indivíduos que buscam por hábitos alimentares mais adequados. Essa prática pode até mesmo estimular as vendas dos produtos, visto que há esse diferencial e transmite confiabilidade aos clientes.

Agora que você sabe um pouco mais da importância da rotulagem e de como ela auxilia na consolidação de vendas, que tal fechar uma Rotulagem Nutricional com a IPRO Jr.? Nossa empresa conta com consultores experientes no serviço e com laboratórios estruturados para realizar as análises.

Ficou na dúvida se seu produto possui um rótulo adequado? Atrativo? Entre em contato conosco e deixe nossa empresa ajudar seu negócio a crescer!

Autora: Bruna Xisto

http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=417795&_101_type=content&_101_groupId=33916&_101_urlTitle=rotulagem-nutricional&inheritRedirect=true

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *