Tecnologia das Construções

Captação de água da chuva: Solução para seu bolso e meio ambiente

economia sustentabilidade

É inquestionável afirmar que, atualmente, diversos empreendedores buscam várias maneiras de tornar o seu negócio mais eficiente, ao mesmo passo que proporcione mais economia ao investidor. Dessa maneira, entra em cena um método extremamente atraente, eficaz e que cabe no bolso de qualquer um que quer baixar em até 50% a conta de água. E aí, ficou interessado?

Como funciona a captação de água da chuva?

É um sistema muito simples e eficiente. De maneira geral, ele recolhe a água da chuva, na maioria das vezes captada pelas calhas instaladas em telhados ou lajes. Essa água é filtrada para remover impurezas e armazenada em uma cisterna, onde é decantada com o tempo e fica pronta para uso de acordo com a necessidade do cliente. 

É recomendável que a cisterna fique localizada em um ponto da edificação que não incida luz, para evitar a proliferação de fungos e algas. Além disso, é fundamental que se mantenha sempre as calhas limpas para evitar contaminação do sistema e proporcionar maior eficiência na coleta.

Os componentes do sistema de captação de água da chuva são:

  • Calhas para a coleta dá água;
  • Filtro, para barrar folhas e outros resíduos;
  • Freio, para conter partículas menores que passam pelo filtro;
  • Cisterna, para armazenar a água;
  • Sistema flutuante, para coletar a agua mais superficial e limpa dentro da cisterna;
  • Sifão ladrão, para evitar transbordamento e entrada de animais;
  • Bomba, para enviar a água para onde for desejado, por exemplo, para a caixa d´água. É importante destacar que a bomba é um item opcional, implantada de acordo com a necessidade de cada cliente.

Dessa maneira, fica evidente como esse sistema é simples e está se tornando muito comum em diversos países do mundo, visto que a água é um recurso natural limitado. No Brasil, diversos estados e municípios estimulam a instalação do sistema de captação de água da chuva, para que que nos períodos de seca não falte esse recurso, além de proporcionar grande economia e redução dos gastos de uma residência ou empreendimento. 

Economia a curto e a médio prazo

Já pensou em utilizar a água nas suas atividades diárias e saber que não está pagando nada por ela? Pois é, não há como questionar a eficiência desse sistema!

Quando se trata de um método ligado diretamente à chuva, fica claro que ele depende das características pluviométricas do local em que é instalado. Portanto, a economia proporcionada com esse sistema é maior em períodos de chuva e pós chuva, ou seja, quando a cisterna está com sua capacidade total de armazenamento. 

Outro fator que influencia na economia na conta de água é o fato de que 40 a 60% da água utilizada por nós diariamente não necessita de ser tratada.

  • Áreas Urbanas

Dessa forma, instalar o sistema de captação de água da chuva é extremamente recomendável em cidades grandes, onde a escassez de água pluvial é frequente em diversos bairros. Além disso, uma casa ou estabelecimento que faz uso de água coletada da chuva contribui significativamente para a redução de enchentes e quantidade de água nas galerias de esgoto.

Destaco principalmente os empreendimentos que fazem intenso uso de água, como floras, jardins e lava-jatos. Sem dúvida, são os empresários que tem maior economia a curto prazo, além de agora possuírem uma empresa sustentável, algo tão nobre e respeitado atualmente. 

  • Áreas Rurais

Em áreas rurais, o método também é indispensável visto que nessas regiões não há, na maioria das vezes, estrutura de saneamento instalada ou, se há, é ineficaz. Ademais, plantações podem ser regadas com a água armazenada nas cisternas, que têm a capacidade previamente estabelecida de acordo com a demanda de água da plantação, por exemplo.

Em uma residência, estima-se que lavar roupas, dar descarga, lavar a calçada e o carro e molhar as plantas do jardim correspondem a cerca de 50% do consumo total de água. E são justamente essas atividades que serão bem atendidas pela água coletada e armazenada na cisterna. Além de ser um sistema bem simples de maneira geral, ele não necessita de um alto investimento, infraestrutura exclusiva ou mão de obra especializada.

Lazer, água e economia andam juntos.

O Brasil é um país que possui um grande índice de precipitações durante todo o ano. Quase sempre, o imenso volume de água proveniente da chuva não é aproveitado e se contamina logo após entrar em contato com solo. Portanto, surge uma ótima oportunidade para quem quer aliar pegada ecológica e uma grande economia.

Já pensou em compartilhar dos melhores momentos em familia e com os amigos em uma piscina? E já pensou se você não gastasse nada para encher a piscina e ter a água totalmente adequada para o banho? Sim, essa é uma realidade para quem tem o sistema de captação de água da chuva em casa e uma oportunidade para quem ainda não tem e quer baixar o valor da conta de água.

É importante destacar que se você deseja ter esse sistema instalado em casa, é necessário o uso de um reservatório com capacidade de armazenamento equivalente ao volume da sua piscina (geralmente são volumes grandes, acima de 1000 litros). Além disso, é necessário fazer o tratamento da água armazenada, já na fase final, com compostos de cloro. É sempre recomendável fazer uso de um kit de testes para comprovar que a água se encontra perfeita para uso.

  • Use a sua piscina como reservatório para a água da chuva!

Para as pessoas que possuem uma piscina em casa e não fazem uso da mesma, tenho a solução para você! Não aterre ou tampe a piscina. Dessa maneira você estará perdendo um espaço extremamente útil ou colaborando para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. 

Com as adaptações necessárias para que não entrem insetos ou impurezas, sua piscina pode ser perfeitamente utilizada para estocar água, inclusive, em grande volume. Dessa maneira, diversas atividades como molhar o jardim e lavar a casa ou o carro, podem ser executadas sem custo da água, além do cliente também economizar ao evitar a compra de um reservatório novo.

Qual é a minha necessidade?

captação água chuva

Qualquer um pode ter essa tecnologia eficaz implantada na sua casa ou empresa. É um sistema que tem a característica de se adaptar a qualquer demanda, bastando apenas o cliente determinar qual será o seu uso. Dessa forma, todas as medidas necessárias serão tomadas, visando um sistema de captação de água da chuva ideal para a ocasião.

O cálculo utilizado para determinar o tamanho ideal da cisterna ou reservatório de água, baseia-se na área de telhado disponível para a coleta d’água (em metros quadrados) e dados sobre o índice pluviométrico do local onde o sistema será instalado. A demanda de uso informado pelo contratante também é fundamental, pois uma flora ou lava-jato, com certeza utilizará mais água do que uma residência de duas pessoas, por exemplo.

  • Praticidade 

O projeto de captação de captação não demanda muito tempo para ser realizado, visto que na maioria das vezes, não necessita de alterar o local onde será instalado. Além disso, é fundamental uma reunião com o cliente para que sejam abordadas todas as suas necessidades e assim, seja feito um projeto com máxima excelência.

Uma visita técnica ao local é recomendada, para a retirada de medidas e estudo do local mais adequado para a armazenagem da cisterna. 

Após essas etapas, entrará em cena uma equipe competente que está em busca constante de conhecimento, transparência com o cliente e acima de tudo, resultados.

Agora que você já sabe sobre um dos serviços mais inovadores feitos pela IPRO Jr, entre em contato conosco e faça um orçamento para o seu negócio. Ficaremos muito felizes em lhe atender!

Aproveite e conheça um pouco mais sobre o nosso blog! Confira agora o texto Automação comercial: Deixe o seu negócio mais inteligente .

Autor: Marco Antônio Naves Corrêa

Referências

https://www.ecocasa.com.br/agua-da-chuva-por-onde-comecar/

https://acquareduz.com/como-fazer-captacao-de-agua-da-chuva/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/saneamento-basico

http://autossustentavel.com/2019/03/captacao-agua-chuva-economia.html

https://www.ejeciv.com.br/post/capta%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A1gua-da-chuva

https://www.ecycle.com.br/3301-captacao-de-agua-da-chuva-aproveitamento-sistema-cisternas-como-captar-armazenar-coletar-para-aproveitar-vantagens-coletor-modelos-cisterna-ecologica-aproveitando-coleta-pluvial-armazenamento-caseiro-residencial-como-onde-encontrar-comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *