Movimento Empresa Júnior

Empresa Júnior: o que é e como pode influenciar na sua carreira

 

Você conhece o Movimento Empresa Júnior? Já teve vontade de participar mas não tem certeza de como isso pode impactar na sua vida profissional? 

 

Para começar, é importante que você entenda o que é uma empresa júnior.

 

Constituída exclusivamente por alunos de graduação em instituições de ensino superior ou técnico, trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais que presta serviços para outras empresas e para a sociedade em geral.

 Cada EJ oferece um serviço específico de sua área, seja em consultoria ou desenvolvimento de projetos, que permitem ao estudante colocar em prática o aprendizado adquirido na graduação de forma única. Por exemplo, nós da IPRO Jr., temos membros estudantes de Arquitetura e oito Engenharias, assim, oferecemos e desenvolvemos projetos que vão desde o arquitetônico até os projetos solar térmico, instalação hidráulica, análise físico-química e projeto de automação.

É válido ressaltar que esse é um serviço voluntário, logo, o foco está no desenvolvimento pessoal e profissional e, portanto, toda a receita gerada é revertida no funcionamento da própria empresa e em cursos e capacitações para os membros. 

No Brasil, atualmente, contamos com mais de 22 mil empresários juniores em mais de 900 EJs de aproximadamente 110 universidades. Segundo dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, desde 2010 o MEJ já impactou mais de 70 milhões de reais na economia brasileira, integralmente reinvestidos na formação empreendedora dos estudantes.

 

Qual o grande diferencial dessa experiência?

O movimento tem em sua missão formar empreendedores comprometidos e capazes de mudar não só a empresa que vão fazer ou já fazem parte, como também o Brasil inteiro. Assim, muito mais que um “simulador” para os problemas enfrentados no mercado de trabalho, é um ambiente que estimula a proatividade, o pensamento inovador, a postura empreendedora, trabalho em equipe e a criatividade.

 

Mas já que não vou receber para trabalhar, será que vale a pena?

Participar de uma empresa júnior significa investir no próprio futuro, e não necessariamente trabalhar sem receber nada em troca. Desde o processo seletivo, você será apresentado a novos desafios que irão qualificá-lo para enfrentar e se destacar no mercado de trabalho, com uma visão mais ampla e humana. Dentre as áreas a serem desenvolvidas estão:

 

  • VISÃO EMPREENDEDORA:

Como dito anteriormente no texto, a missão do MEJ é desenvolver líderes e empreendedores. Isso ocorre não apenas com a vivência empresarial, em que cotidianamente são apresentadas situações reais, mas também com os cursos e capacitações desenvolvidos pela própria EJ e pelas redes regional e nacional. Dessa forma, você poderá desenvolver competências como negociação com clientes, gerenciamento de projeto, gestão financeira, de pessoas e de tempo. 

Ao contrário da maioria dos estágios remunerados, todo membro possui voz ativa na tomada de decisões e pensamentos estratégicos, protagonizando soluções para o mercado e colaborando ativamente para a cultura empreendedora. 

 

  • HABILIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS: 

Há ainda outras oportunidades de aperfeiçoamento: trata-se de um ambiente de autoconhecimento, entender suas qualidades e dificuldades, estabelecer metas e superar desafios profissionais e pessoais.

Muito além das competências técnicas, para se ascender de fato e poder protagonizar a mudança é preciso comprometimento, sinergia, transparência, capacidade de trabalho em grupo, proatividade e liderança –  características essas estimuladas cotidianamente dentro do ambiente de trabalho e defendidas pelos valores do MEJ e da própria EJ. 

 

  • CURRÍCULO: 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e um diploma de curso superior não é mais suficiente para garantir sua posição. Nesse sentido, para muitos recém-formados, a falta de experiência no currículo é um dos principais entraves. Além disso, grande parcela dos estágios oferecidos por empresas sênior exigem que o estudante já esteja nos períodos finais ou que tenha tido experiência prévia. Dessa maneira, a Empresa Júnior  permite ao aluno desde cedo na vida acadêmica adquirir a prática necessária.

Além disso, cada vez mais o MEJ tem recebido o reconhecimento de empresas grandes, que valorizam o diferencial na formação, ampla e de alta qualidade, promovida pelo movimento. Algumas das grandes marcas que patrocinam e estão de olho em novos talentos juniores são: Kraft-Heinz, AmBev, Bradesco, FALCONI, Grupo Votorantim, Pipefy e muito mais.

 

  • NETWORKING:

Além do trabalho em grupo com estudantes de outros cursos, a orientação de professores da universidade e do contato direto com clientes diversos, há uma cultura muito grande de troca de informações, que une os membros da rede. Isso permite que você entre em contato com empresários juniores em todo o Brasil, e que estarão sempre dispostos a ajudar e passar informações. 

É importante salientar também que as empresas juniores não agem de forma isolada: há uma grande rede regional (FEJEMG) e nacional (BJ), que incentivam a realização conjunta de ações entre EJs e que promovem encontros e conexões entre empresários juniores de áreas diversas com empresas e microempresas já consolidadas e em ascensão.

 

Agora que você viu um pouco da imensidão que é o Movimento Empresa Júnior, o que está esperando? Junte-se a nós da IPRO Jr. e viva essa experiência! Siga-nos em nossas redes sociais e fique de olho na abertura do próximo processo seletivo.

 

Gostou da proposta, mas já saiu do mundo acadêmico? Contrate nossa EJ! 

Veja nossa carta de serviços.

 

 

Autora:  Sabrina Campos Freitas

 

REFERÊNCIAS

https://www.sbcoaching.com.br/blog/empresa-junior/

http://www.minutoengenharia.com.br/postagens/2015/04/08/os-beneficios-de-ser-membro-em-uma-empresa-junior/

https://fia.com.br/graduacao/blog/empresa-junior/

https://www.brasiljunior.org.br/conheca-o-mej

https://www.usjt.br/blog/5-razoes-para-fazer-parte-de-uma-empresa-junior-na-universidade/

https://blog.facig.edu.br/empresa-junior-entenda-sobre-esse-importante-segmento/

2 thoughts on “Empresa Júnior: o que é e como pode influenciar na sua carreira

  1. Excelentes esclarecimentos sobre Empresa Júnior. Muito importante e oportuno e muito bem escrito. Parabéns Sabrina, sucesso futura arquiteta

Comments are closed.